sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Associação Local de Hostnames no Cisco/IOS

Olá Pessoal.

Acho que essa postagem não pode ser considerada um artigo, no máximo cabe a ela o status de "dica" para aqueles que estão iniciando na configuração do Cisco/IOS. É muito comum a atribuição de endereços estáticos em dispositivos da infraestrutura (roteadores, switches, etc) para fins de gerenciamento e acesso remoto a esses equipamentos.

Com endereços estáticos é conveniente criar uma associação local nos dispositivos para mapear um nome (fácil de memorizar) com seu respectivo endereço IP. Em ambientes onde existem vários equipamentos e uma convenção para nomeá-los de forma coerente, essa dica pode ser bem útil.

A figura traz o cenário mais simples possível em que existem apenas dois roteadores diretamente conectados entre si, já que o objetivo é apenas exemplificar as linhas de comando necessárias para configurar localmente a associação entre nomes e endereços IP. Neste cenário os roteadores estão conectados através da rede 192.168.0.0/30, sendo que os endereços do Router1 e Router2 são, respectivamente, 192.168.0.1 e 192.168.0.2.


Através dos comandos apresentados abaixo é possível criar um cache local que fica armazenado no arquivo de configuração do equipamento para manter as associações entre hostnames e endereços IP. A vangagem de fazê-lo é que torna-se possível referenciar os dispositivos através do hostname nas mais diversas ferramentas de manutenção e diagnóstico, a exemplo do ping, traceroute, telnet, etc.

Router1(config)# ip host Router1 192.168.0.1
Router1(config)# ip host Router2 192.168.0.2

O comando para visualizar as associações locais é:

Router1# show hosts

Reparem que os comandos têm que ser realizados individualmente em cada equipamento porque trata-se apenas de uma associação local que não tem vínculo nenhum com a rede em si. É possível registrar as associações de todos os dispositivos da infraestrutura em um arquivo simples (txt) para depois "colar" o bloco todo no modo de configuração global do IOS. Uma última observação é que, obviamente, esse método não substitui um bom servidor local de DNS! ;-)

Por sinal cabe mencionar que para configurar referência a um servidor DNS qualquer no IOS, seja ele local (na rede) ou externo, basta digitar o seguinte comando em modo de configuração global:

Router1(config)# ip name-server 208.67.222.222

Apesar dessa dica ser banal para alguns, ela certamente pode ajudar muita gente a gerenciar seus equipamentos, seja em ambientes reais ou mesmo em seus laboratórios virtuais que possuem diversos dispositivos. 

Abraço.

Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário