quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Protocolo EIGRP da Cisco Será Publicado em RFC

Olá Pessoal.

No último evento "Cisco Live!" que ocorreu em Londres (28/jan a 01/fev ) a Cisco anunciou oficialmente que estará publicando as especificações do protocolo EIGRP em RFC, conforme entrevista cedida por Donnie Savage, um dos desenvolvedores do protocolo original.


Com essa manobra o tradicional EIGRP "deixará" de ser um protocolo proprietário para fins de roteamento dinâmico, passando a ser um padrão da Internet. Uma vez que o protocolo será padronizado pelo IETF, então qualquer fabricante de dispositivos de rede poderá adotá-lo em seus equipamentos. Quem ganha com isso são as empresas que possuem roteadores de múltiplos fabricantes em sua infraestrutura porque dessa forma haverá interoperabilidade em seus ambientes híbridos.

Essa é uma iniciativa que deve popularizar ainda mais a adoção do EIGRP em várias redes de computadores, haja vista que atualmente o desempenho do EIGRP é tido como um dos melhores entre os protocolos de roteamento dinâmico. 

É interessante destacar a posição da Cisco em relação às concorrentes, afinal Savage deixa claro na entrevista (vejam o vídeo abaixo) que, durante essa fase inicial de padronização do protocolo, a Cisco estará totalmente aberta para dialogar com os demais fabricantes interessados em adotar o EIGRP para assegurar que haverá plena interoperabilidade.




Adendo: Hoje mesmo fui questionado se ao meu ver haverá interesse dos outros fabricantes em efetivamente implementar o EIGRP como solução de roteamento, acredito que sim. Apesar de muita gente estar insatisfeita com o fato da Cisco ter submetido para padronização apenas os recursos mais básicos (não haverá suporte a áreas stub) e de manter a "posse" do protocolo para posterior aperfeiçoamento, é inegável que o EIGRP tem uma fatia representativa do mercado e o interesse em atender os clientes é mais forte (e mais necessário) do que interesses individuais... O mercado é orientado ao CLIENTE!

Nesse meio-tempo vamos aguardar pelos desdobramentos dessa manobra. Vocês já conseguem imaginar como será a configuração do EIGRP no JunOS? Preparem-se para estabelecer vizinhanças EIGRP entre roteadores Cisco e Juniper! ;-)

Abraço.

Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário