domingo, 4 de outubro de 2015

Anúncio de Servidores DNS em Roteadores Linux (RDNSS)

Olá Pessoal.

Vamos a uma dica rápida sobre a autoconfiguração SLAAC do IPv6...

Recentemente escrevi um artigo intitulado "Anúncio de Prefixos IPv6 em Roteadores Linux" explicando o processo de instalação do pacote RADVD no Linux para fazer o anúncio dos prefixos IPv6 para toda uma rede local (link) através da autoconfiguração de endereços denominada SLAAC. No Linux o RADVD permite o envio periódico das mensagens ICMPv6 Tipo 134 (RA) para todos os clientes através do endereço ff02::1 (multicast-all-nodes) com o anúncio dos prefixos configurados.

Ocorre que uma limitação bastante reconhecida da autoconfiguração SLAAC é que ela originalmente permitia apenas a autoconfiguração do prefixo da rede e do endereço de gateway (fe80 do roteador responsável pelos anúncios RA). De fato um recurso muito interessante, mas pouco útil na prática por não permitir a configuração de um ou mais endereços de servidores DNS para fazer a resolução de nomes no contexto da Internet. 

Essa limitação foi solucionada e revisada em 2010 com a publicação da RFC 6106, oportunidade em que o daemon RADVD do Linux passou a oferecer suporte à configuração de parâmetros adicionais que permitem anunciar também, além do prefixo e gateway, um ou mais servidores DNS para os clientes autoconfiguradores via SLAAC. A configuração em si é bastante simples, bastando adicionar a declaração de um bloco RDNSS (Recursive DNS Server) no arquivo de configuração /etc/radvd.conf, conforme observado na figura abaixo. Também pode ser declarado um bloco DNSSL (DNS Search List) para informar aos clientes o sufixo do domínio.


Agora sim a autoconfiguração SLAAC se torna mais atrativa no IPv6!
Façam seus testes...

Samuel. 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Por enquanto é necessário usar o DHCPv6 Stateless em conjunto com o RA da autoconfiguração SLAAC, procedimento que pode ser facilmente realizado através dos comandos abaixo:

      Router(config)# ipv6 dhcp pool NOME-ESCOPO
      Router(config-dhcp)# dns-server 2001:DB8:CAFE::2/64

      Depois basta aplicar na interface do RA:

      Router(config)# int g0/0
      Router(config-if)# ipv6 address 2001:DB8:CAFE::1/64
      Router(config-if)# ipv6 dhcp server NOME-ESCOPO
      Router(config-if)# ipv6 nd other-config-flag

      Excluir