segunda-feira, 27 de abril de 2015

Correção na Ferramenta de Conversão do GNS 1.3.1

Olá Pessoal.

Recentemente foi lançada a nova versão 1.3.1 do emulador GNS3. Assim como na versão anterior, para baixá-lo é necessário que o usuário crie uma conta na plataforma da ferramenta, denominada GNS3 Jungle, através do link www.gns3.com. A nova versão está disponível para Windows , Linux e MAC, sendo que na plataforma da ferramenta, além do download do software, é disponibilizado um how-to explicando como fazer sua instalação nos diferentes sistemas operacionais. 


Na nova versão foram corrigidos alguns bugs, inclusive em relação ao processo de conversão dos tradicionais laboratórios .net (do antigo GNS 0.8.7) para o novo formato .gns3 utilizado pelo software desde sua versão 1.0. A boa notícia é que com essa correção na ferramenta de conversão já estou providenciando (e testando) para que todos os laboratórios avançados da segunda edição do livro "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes" sejam devidamente convertidos para o novo formato .gns3. 

Esse processo de atualização dos laboratórios deve ocorrer nos próximos dias, embora ainda por tempo indeterminado, pensando naqueles que já têm o livro e os laboratórios instalados em suas máquinas, irei manter no repositório os arquivos legados do instalador do GNS3 0.8.7 e um pacote zipado com todos os laboratórios no antigo formato .net. 

Obs.: Notem que não irei disponibilizar as novas versões do GNS3 no repositório do blog porque fazê-lo, a partir da versão 1.0, seria uma violação dos novos termos de uso do software. No entanto, isso não é um problema porque a ferramenta continua gratuita, sendo necessário que seus usuários criem uma conta na plataforma do software.

Abraço.

Samuel.

4 comentários:

  1. * ATENÇÃO *

    Os laboratórios avançados da segunda edição do livro "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes" já foram convertidos para o novo formato .gns3 e atualizados no repositório do blog. Fiquem atentos...

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra baixar?
    Já fiz o cadastro mas não consegui fazer o download, não acho o link...

    ResponderExcluir
  3. Professor, poderia indicar um local que encontre uma vídeo aula de manuseio do GNS3? Configuração, operacionalização e etc.

    ResponderExcluir