quinta-feira, 26 de junho de 2014

Lançamento do Cisco Packet Tracer 6.1.0

Olá Pessoal.

Hoje a Cisco® anunciou oficialmente para a comunidade NetAcad o lançamento do Simulador Cisco Packet Tracer 6.1 (6.1.0.0120), disponível para download no repositório oficial da Academia Cisco no NetSpace. Uma novidade é que agora existem duas versões: (i) estudante e (ii) instrutor. A diferença é que na versão para instrutores é possível criar atividades assistidas. Na nova versão foram corrigidos vários bugs e adicionado/melhorado suporte a alguns recursos, a destacar:

  • Dispositivo ASA5505
  • Protocolo NetFlow
  • OSPF, OSPFv3
  • EIGRP, EIGRPv6


Também estou disponibilizando a nova versão do simulador Packet Tracer da Cisco® para download na seção "Downloads & Laboratórios" do blog (para Windows e Linux). Baixem essa nova versão e relatem suas experiências com a ferramenta. Os labortórios do meu livro são todos compatíveis com essa nova versão, por isso não deve haver problema nenhum em fazer a atualização. Os alunos NetAcad devem ficar atentos porque nem todos os cursos no NetSpace estão com os laboratórios preparados para essa nova versão 6.1. 

Abraço. 

Samuel.

18 comentários:

  1. Ola Prof. Samuel
    Estou estudando redes por conta propria e estou me atualizando, trabalho com central telefonica e sei que as comunicações de voz estão mudando muito rapidamente.
    Eu adquiri o teu livro Laboratórios de Tecnologias Cisco e fiz até o exercício do laboratório 11 e assisti todas as video aulas.
    Queria te deixar uma dica, poderia colocar o teu curso no site Udemy e assim daria para disponibilizar um certificado para quem fizer o curso.
    O que voce acha?
    Suas aulas são de excelente qualidade.
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro,

      Agradeço pelo feedback positivo sobre o livro de laboratórios e as videoaulas. Quanto ao curso no Udemy, vou avaliar essa possibilidade.

      Abraço.

      Excluir
    2. como faço para adquirir o livro de laboratorios do packet trcer?
      Abraço

      Excluir
    3. Olá Thiago,

      A primeira edição do livro está em falta porque não haverá nova reimpressão até o lançamento da segunda edição. Por enquanto você ainda consegue encontrá-lo na Livraria Saraiva:

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4258864

      Abraço.

      Excluir
  2. O pacote denominado "Cisco-PT-610.tar.gz" pode ser utilizado para instalar o Packet Tracer 6.1.0 em diversas distribuições Linux. Para fazer a instalação a partir desse arquivo basta digitar os seguintes comandos:

    user@Linux:~$ tar -xvzf Cisco-PT-610.tar.gz
    user@Linux:~$ cd PacketTracer61Student
    user@Linux:~$ ./install

    Depois de instalado, para executá-lo:

    user@Linux:~$ packettracer

    ResponderExcluir
  3. Fala Samuel, obrigado vou testar a novidade será que se eu instalar no ubuntu já tendo o 6.01 ele da replace ou adiciona outro?

    Abs
    Gustavo Franco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É conflito os diterórios tive que instalar no /opt/pt610 e foi

      Excluir
    2. O software pode ser instalado em qualquer diretório, basta o usuário definir durante a instalação (ou utilizar o diretório padrão). Em relação à outra pergunta, a instalação da nova versão não remove a versão anterior.

      Excluir
  4. Professor eu baixei a versão do packet tracer p/ linux aki no seu blog. Mas de onde vc baixou que não achei nem no google a versão Linux?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha fonte para baixar sempre a versão mais recente do simulador é o repositório oficial da Academia Cisco, acessível para instrutores e alunos NetAcad.

      Excluir
    2. Ok. obrigado Professor e parabéns pelo blog! Abração!

      Excluir
  5. Aqui não consegui instalar kubuntu 14.04 64bits, segue erro abaixo.

    PacketTracer6# ./install
    bash: ./install: Permission denied

    Obs: estou logado como root.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se você tem direito de execução (x) do arquivo.
      Se não tiver, digite "chmod +x nome_arquivo"

      Excluir
  6. Pena que não suporta pkts de versões anteriores:

    Q7. Can I use a new activity created in Packet Tracer 6.1 with a prior version of Packet Tracer?
    A. No. Activities authored or saved with Packet Tracer 6.1 can only be used with the version 6.1 software. Packet Tracer 6.0.1 and 5.X cannot load Packet Tracer 6.1 data files; they will display an incompatibility message.

    ResponderExcluir
  7. Olá prof !!!
    instalei o packet tracer no ubuntu 14.04 64 bits mas ele não inicia, digito o comando packettracer no terminal e nada acontece

    ResponderExcluir
  8. Olá prof !!!
    instalei o packet tracer no ubuntu 14.04 64 bits mas ele não inicia, digito o comando packettracer no terminal e nada acontece

    ResponderExcluir
  9. Galera o lanse é seguinte depois que vcs decompactam o arquivo.
    que forem instalar tem que colocar sudo ./install
    Ai vai pedir para vc alterar o local de instalação vcs colocam /var/cache/apt/archives/ ai é so esperar a instalação terminar no final vai pedir para vc da Y(yes) e pronto vc pode apos o termino basta usar o nome packettracer que vai abrir

    ResponderExcluir
  10. olá Professor,
    Bom dia.

    Acompanho boa parte dos laboratórios do LabCisco, tem me ajudado mto.
    Consegue me recomendar algum curso ou livro para mais aulas sobre a ferramenta?

    ResponderExcluir