segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Perfil do Próximo Bilhão de Usuários da Internet

Olá Pessoal.

Desde 2006 o número de usuários na Internet praticamente dobrou, sendo que atualmente existem 2,4 bilhões de usuários conectados na grande rede. A estimativa é de que teremos 1 bilhão de novos usuários na rede até 2017, um número muito grande que evidencia ainda mais a importância da adoção do IPv6 na Internet em caráter de urgência.

Você alguma vez já se perguntou qual seria o perfil desses novos usuários da Internet? Recentemente fui contatado pela Shannon Hamilton, uma das pessoas responsáveis por conduzir um estudo para traçar o perfil do próximo 1 bilhão de usuários da Internet. Na oportunidade do contato ela me disse que seria interessante ter esses resultados compartilhados em português com os meus leitores.


A primeira conclusão faz todo sentido, os novos usuários irão utilizar dispositivos móveis, uma realidade sem volta. No último trimestre de 2012 foram vendidos mais de 207 milhões de novos smartphones, um número maior que a população do Brasil (quinto maior país do mundo)! Até 2017 espera-se que as conexões móveis cheguem a 8,2 bilhões!!! Aliás, um dos gráficos do estudo mostra que estamos prestes a ter mais conexões móveis na Internet do que aquelas originadas por desktops, uma informação que achei bem interessante.


Outro resultado do estudo mostra que 40% dos usuários dos EUA aceitariam de maneira positiva  a idéia de utilizar gadgets "vestíveis", ou seja, acoplados aos nossos corpos. Atualmente os mais comuns desses dispositivos são óculos e relógios, mas temos que ter a mente aberta e saber que são muitas as possibilidades com a chamada Internet das coisas - o que mais uma vez reforça a importância do IPv6!

Outro resultado natural do estudo é que a maior parte dos novos usuários serão dos países emergentes, como China, Índia, Indonésia, etc. Além da Ásia, a previsão é de que a África também deve ter um crescimento considerável - lembrando que a previsão de estogamento de endereços IPv6 na África é somente para 2020!!! O Brasil certamente é um dos países que está inserido nesse contexto.

Algumas das respostas trazidas no estudo parecem óbvias, mas acho que sempre é válido discutirmos dados numéricos para tentar entender o panorama futuro das coisas. Todos os dados trazidos nesse artigo foram reproduzidos a pedido (e sob autorização) da Shannon! A síntese original do estudo pode ser acessada na íntegra através do link: 


Abraço.

Samuel.

Um comentário:

  1. Matéria bem interessante Samuel.

    Com certeza o IPV6 vai ajudar e muito com essa alta demanda de novos usuários.

    ResponderExcluir