Olá Pessoal,
Hoje a Cisco anunciou oficialmente para a comunidade NetAcad o lançamento da nova versão do simulador Cisco Packet Tracer 7.0 (7.0.0.0202), disponível para download no repositório oficial da Academia Cisco (www.netacad.com). Dessa vez o simulador foi disponibilizado nas versões 32-bits e 64-bits em sistemas operacionais Windows e Linux. Na nova versão foram corrigidos vários bugs e adicionado/melhorado suporte a alguns recursos, além de novos dispositivos.
Os novos dispositivos podem ser observados na figura abaixo e estão relacionados principalmente a redes industriais no contexto de Internet of Things (IoT). Outra novidade é a possibilidade de integrar blocos de programação em Python e JavaScript nos dispositivos de IoT. Também houve mudança na interface do simulador, particularmente no agrupamento de dispositivos na paleta de componentes. Na sequência trago uma relação das melhorias anunciadas:
- Melhoria no Servidor HTTP
- Melhoria na Área de Trabalho da Topologia Física
- Melhoria no Suporte a PoE
- Suporte ao Recurso SPAN/RSPAN
- Suporte ao Protocolo LLDP
- Suporte a L2NAT
- Precision Time Protocol (PTP)
- Resilient Ethernet Protocol (REP)
- Suporte a IoT (Internet of Things)
- Novos Dispositivos
Fonte: Cisco Networking Academy |
Os requisitos mínimos de sistema para executar o simulador são os seguintes:
- Microsoft Windows (7 / 8.1 / 10) ou Linux Ubuntu (12.04 32-bits / 14.04 64-bits)
- CPU Pentium 4 (2.5 GHz)
- 512MB RAM
- 400MB de Espaço em Disco
- Resolução de Vídeo de 800x600
Está mantido o procedimento de login na inicialização do software que foi novidade na versão anterior (6.3.0008). Como já comentei no lançamento da versão anterior, o objetivo do login é priorizar os alunos matriculados em cursos das academias oficiais do programa Cisco Networking Academy (NetAcad). Para aqueles que não são alunos oficiais do programa NetAcad, ainda existe uma opção de login para visitantes (guest login) em que o usuário deve esperar por 15 segundos toda vez que inicializa o software antes de ser lançado para o simulador com algumas limitações de recursos. Embora ainda não seja possível afirmar, é natural de se pensar que a inserção da autenticação nessa nova versão do simulador seja um indicativo de que a Cisco pode restringir o acesso ao software em próximas versões somente para alunos da NetAcad, o que garantiria que as aulas seriam ministradas somente por instrutores oficiais habilitados pela Cisco.
Como é de costume, também estou disponibilizando a nova versão do simulador Cisco Packet Tracer para download na seção "Downloads & Laboratórios" do blog (para Windows e Linux). Baixem essa nova versão e relatem suas experiências com a ferramenta. Os laboratórios do meu livro são todos compatíveis com essa nova versão, por isso não deve haver problema nenhum em fazer a atualização. Vale lembrar que os laboratórios criados nas versões mais recentes do Packet Tracer não são compatíveis com as versões anteriores. Por isso é sempre recomendado que os alunos tenham a versão mais recente do simulador instalado em suas máquinas.
Samuel.