terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vantagens do Cabo de Fibra Óptica

Olá Pessoal.

Uma rede de computadores é um conjunto de duas ou mais máquinas conectadas entre si que se comunicam com a finalidade de compartilhar informação. Para que haja comunicação antes deve existir um elo de ligação entre as máquinas pelo qual o sinal originado em uma ponta possa alcançar seu destino. Esse elo de ligação são os meios de transmissão que podem ser classificados como meios guiados (cabos) ou não guiados (sem fio).  Exemplos de comunicação sem fio são: infravermelho, rádio-frequência e microondas.

Na categoria dos meios guiados os cabos mais comuns que são empregados em redes são os tradicionais cabos metálicos de cobre (par-trançado e coaxial) e a fibra óptica. Diferente dos cabos metálicos que transmitem informação através de sinais elétricos, as fibras ópticas transmitem informação através da LUZ!




O que é a fibra óptica e por que devo utilizá-la? Parece ser algo mais complicado e o tradicional cabo "azul" (par-trançado) é tão comum... Acontece que a fibra óptica tem inúmeras vantagens em relação aos cabos metálicos

1) A primeira grande vantagem da fibra óptica é que ela tem MUITO mais largura de banda do que os cabos metálicos. Para vocês terem uma idéia dessa dimensão, pensem que a fibra ótica tem largura de banda da ordem de THz (1000 GHz), enquanto que o cabo coaxial é da ordem de GHz (1000 MHz) e o par-trançado é da ordem de MHz. Por isso a fibra óptica é o candidato ideal nas redes convergentes que trafegam dados, voz e vídeo - TODAS as redes do "futuro"!

2) Uma vez que a fibra óptica transmite informação através da luz, então ela é totalmente IMUNE a interferências eletromagnéticas geradas por motores elétricos, lâmpadas, outros cabos elétricos, etc. Ambiente industriais que têm incidência de interferência eletromagnética implicam na perda de quadros em redes que utilizam cabos metálicos sem a devida blindagem, por isso a fibra óptica é uma EXCELENTE opção nesses casos.

3) Os limites nominais de comprimento das fibras óticas são bem maiores do que os cabos metálicos, chegando a vários quilômetros de distância. Apenas para fins de comparação, um cabo de par-trançado convencional (Cat5e) tem limite nominal de apenas 100m. Por isso as fibras são ideais como solução de cabeamento de redes de longa distância e são muito empregadas pelas operadoras de telecomunicações. As fibras também são utilizadas para ligar os continentes através dos chamados cabos transoceânicos!

4) Apesar de o processo de fabricação da fibra óptica ser bastante complexo e minucioso (vejam o post de 22/01/2013), a matéria-prima presente na sua composição (areia) é encontrada em abundância na natureza, afinal a fibra é feita de vidro.

5) A espessura de uma fibra óptica é MUITO fina, próximo a espessura de um fio de cabelo. Mais ainda, um cabo óptico é composto de VÁRIAS fibras dentro dele... Ou seja, a moral dessa conversa é que a largura de banda desse meio de transmissão é monstruosa!

Aliás, em redes que utilizam fibras ópticas o gargalo na comunicação está sempre nas interfaces (portas) que conectam os cabos ao dispositivo eletrônico. É no momento que o sinal chega na interface que ocorre a conversão opto-elétrica, ou seja, o sinal do domínio da luz é convertido para o domínio elétrico que é bem mais lento.

No vídeo abaixo eu faço todas essas ponderações de maneira breve!

Abraço.

Samuel.

Programa Informatize-se da TV-UNIMEP

9 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Samuel!
    Realmente, redes em cabos de fibra óptica são um grande ganho tecnológico, porém o hardware ainda precisa evoluir.
    Deixo uma dica de site com alguns modelos de cabos, à quem interessar conhecer mais - www.marcatelecom.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio.

      Agradeço pela participação e colaboração.

      Abraço.

      Excluir
    2. Olá!

      gostaria de saber onde posso encontra esse modelo de Cabo na imagem acima?

      Obrigado

      Excluir
    3. Não é difícil encontrar esses cabos em lojas especializadas. O cabo que apresento no vídeo é multimodo com terminais SC e LC, sendo que na figura um dos terminais é ST. Esses temrinais são comumente utilizados em redes locais e o cabo multimodo nominalmente cobre distâncias de até 500m, no entanto tenha em mente que há diversos terminais para cabos de fibra óptica. As terminações que você vai precisar vão depender das interfaces nos dispositivos do seu ambiente (placa de rede, switch, etc), por isso tenha cuidado antes de comprar o cabo. Basta fazer uma busca rápida na Internet por lojas especializadas que você encontrará várias opções...

      Abraço.

      Excluir
  2. Ótima matéria.

    Comecei a pouco tempo o curso de instalação, fusão e teste de fibras ópticas no curso ADV, e pretendo em breve começar a certificação Cisco.
    O artigo me ajudou a entender um pouco do material que utilizo no curso.

    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse blog! Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Quais roteadores da cisco suportam fibra óptica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das caixas Cisco são modulares, ou seja, têm espaço para inserção de módulos com interface para fibra óptica.

      Excluir