Olá Pessoal.
Fiquei sabendo dessa notícia em primeira mão através do Blog CCNA Cisco Certified do amigo Marco Filippetti. Recentemente a Cisco divulgou oficialmente em sua página a mais nova carreira que irá compor outra das várias especializações que existem atualmente, dessa vez com o foco em VÍDEO.
Esse movimento não se trata apenas de uma jogada comercial para faturar mais e "fidelizar" novos profissionais e empresas no mercado, mas também acompanha a expansão da empresa em todos os seguimentos da comunicação, o que justifica as várias especializações que existem atualmente, que são:
- Network (Routing & Switching)
- Design
- Security
- Wireless
- Data-Center
- Voice
- Video
- Service Provider
- Service Provider Operations
O interessante é que para obter o CCNA-Video o candidato terá que se submeter a dois exames: ICOMM e VIVND. Você que é CCNA-Voice deve estar pensando: Mas o exame ICOMM (Introducing Cisco Voice and Unified Communications Administration) é o mesmo que tive que fazer para me tornar CCNA-Voice!!! Exatamente! Isso quer dizer que para quem já é CCNA-Voice basta fazer um único exame para se tornar CCNA-Video.
Fala-se sobre uma possível unificação futura das carreiras de voz e vídeo. Eu
particularmente acredito nessa unificação VV (Voice + Video), afinal voz e
vídeo são conteúdos multimídia que têm o mesmo fundamento, apesar de
diferenças notáveis como consumo de banda. No meu entendimento, "Multimídia" seria o
nome mais adequado para uma track (carreira) envolvendo
voz e vídeo, mas essa mudança de nome não deve acontecer por questões comerciais ($).
Penso que o detalhe mais
importante para justificar uma track específica para vídeo é que
existem diferentes formas de aplicação dessa natureza. Por exemplo,
aplicações de teleconferência e vigilância têm requisitos de desempenho
bem diferentes! E essas são particularidades que não interessariam
operacionalmente para um profissional focado em voz...
Depois de dar uma olhada no currículo do novo exame de vídeo, pude confirmar que meu pensamento está coerente. A Cisco está apostando na carreira de
vídeo como complemento da carreira de voz e as duas principais
aplicações de vídeo que serão abordadas no exame serão exatamente
teleconferência e vigilância.
Partindo dessa lógica de que o CCNA-Video é um complemento do CCNA-Voice, então tenho mais indícios para acreditar na unificação, nem que seja uma unificação "forçada" pelo mercado!!! Como assim "forçada" pelo mercado? Acontece que o profissional de vídeo terá como pré-requisito ser profissional de voz, logo ele será mais atrativo para o mercado. Por outro lado o profissional de voz que focar APENAS em voz irá ficar para trás nesse sentido!
Diante disso, minha dica é que os profissionais interessados em voz passem a olhar o vídeo com carinho, passem a olhar o tráfego de natureza multimídia. Embora essas duas áreas possam parecer distintas num primeiro momento, não são... A teleconferência tende a ser uma evolução natural das tradicionais chamadas de voz, afinal a infraestrutura das redes está evoluindo para aquilo que alguns anos atrás chamávamos de "Redes de Próxima Geração". Hoje essas redes são reais e denominadas Redes Convergentes.
Para os interessados, fica registrada a novidade!
Abraço.
Samuel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário