terça-feira, 10 de junho de 2014

Fim de Endereços IPv4 na Região do LACNIC



Olá Pessoal,

Em 2011 acabou o estoque de endreços IPv4 da IANA, a autoridade central da Internet. Pouco tempo depois, ainda em 2011, foi a vez da primeira autoridade regional anunciar o fim dos endereços - o APNIC na Ásia e Pacífico. Em 2012 foi a vez do RIPE NCC na Europa... Pois bem, agora é oficial e acabou o estoque de endereços IPv4 não alocados na nossa região (América Latina e Caribe), segundo anúncio do LACNIC. Aproveito para transcrever abaixo e-mail enviado pelo Ricardo Patara (do NIC.br):


***
Hoje dia 10 de junho 2014, 3 anos após a Ásia e quase dois anos após a Europa, acabou o estoque de endereços IPv4 não alocados na nossa região. Esse estoque chegou ao limite de aproximadamente 4 milhões de endereços livres e isso marca a ativação de políticas para terminação gradual e novos entrantes. 

A partir de hoje, segundo a política para terminação gradual [1] (11.2), alocações de endereços IPv4 serão de no máximo 1024 endereços (/22) mesmo que se justifique a necessidade para um espaço maior, a cada seis meses. 

Para essa política há o equivalente a 2 milhões de endereços reservados. E uma vez terminado esse estoque entra em vigor a política seguinte de alocações exclusiva para novos entrantes [1] (11.1), somente para organizações que não possuam alocações anteriores.

Saudações.
Ricardo Patara.

***

A previsão de esgotamento na região era no período de 2014/2015, por isso já estávamos à espera desse anúncio oficial. Mesmo assim, é fato que a notícia gera uma certa tensão, até porque há muitos anos o esgotamento dos endereços IPv4 era ironizado por várias pessoas que diziam: "Ah! Ouço falar do esgotamento do IPv4 há muitos e muitos anos, mas esse dia nunca chegou...". Pois bem, na nossa região esse dia chegou e é hoje (10/jun)! A parte boa dessa notícia é que a adoção do IPv6, que já passa por uma crescente, tende a ser cada vez mais levada a sério por força da necessidade.

Anúncio Oficial na Página do LACNIC:
http://www.lacnic.net/pt/web/anuncios/2014-no-hay-mas-direcciones-ipv4-en-lac

Abraço.

Samuel.

3 comentários: