quarta-feira, 12 de março de 2014

Aniversário de 25 Anos da Web

Olá Pessoal.


A data de hoje (12/03) representa os aniversários de 25 anos da World Wide Web (WWW) e de 20 anos do W3C, entidade que trabalha nos padrões adotados na Web. Aproveito a ocasião para replicar aqui as palavras de Jari Arkko, presidente do IETF: 

"Nos últimos 25 anos a Web demonstrou o incrível poder dos padrões abertos na conexão das pessoas e como potencializador da inovação, uma vez que a Internet cresceu e evoluiu a ponto de conectar bilhões de pessoas e dispositivos em todo o mundo. O IETF está emocionado em celebrar esse sucesso notável e aguarda ansioso pelos próximos 25 anos!"



Foi em 12 de março de 1989 que Tim Berners-Lee, físico e cientista da computação britânico, publicou um artigo com sua ideia onde apresentava uma maneira fácil de organizar e acessar dados através do conceito de "flechas" e "círculos", fazendo referência, respectivamente, a hyperlinks e páginas. Essa idéia de páginas com hypertexto daria origem à World Wide Web (WWW) que se transformaria no fenômeno mundial que atualmente conecta bilhões de pessoas. 

Depois de 25 anos do sucesso da Web, a preocupação atual do seu criador é assegurar o caráter multissetorial (multistakeholder) à estrutura de governança da Internet, para que haja ampla participação dos diversos setores da sociedade e de todos os países do mundo. Tim Berners-Lee defende  a necessidade de uma Carta Magna para proteger a Internet, assegurarando sua independência e os direitos dos usuários.

Ele é um dos defensores assíduos da neutralidade da rede e vê com preocupação o "ataque" dos governos e das grandes empresas ao ecossistema neutro e aberto da Internet. Segundo o criador da web: "Precisamos de uma constituição global, uma declaração de direitos!". Esse posicionamento está alinhado ao entendimento recente da ONU (maio de 2011) que defende a Internet como um direito fundamental dos seres humanos.  

Me parece que não há maneira mais adequada de comemorarmos esses 25 anos da Web do que dar crédito ao seu criador e refletir um pouco sobre essa preocupação. Às vezes é difícil para algumas pessoas justificar a necessidade de a Internet possuir mecanismos para protegê-la, já que naturalmente, sem ser direito fundamental ou possuir legislação própria, ela se tornou a rede consolidada que é hoje. Acontece que agora, amplamente disseminada e conectando bilhões de pessoas, ela é alvo de muitos interesses, haja vista os acontecimentos recentes envolvendo a agência de segurança norte-americana (NSA). Por isso é importante garantir que a Internet continue aberta e neutra, além de proteger a privacidade dos usuários. Nós, na codição de usuários da rede, deveríamos ser os maiores interessados na defesa dos padrões abertos e da neutralidade da rede.

Por fim é sempre válido chamar a atenção do leitor para que não haja confusão entre Internet e Web. Embora sejam são conceitos muito próximos, não são a mesma coisa. A Internet diz respeito à infraestrutura física e aos protocolos de baixo nível, criados por Vint Cerf e Robert Kahn em 1981, que permitem a interconexão em escala global. Por outro lado a Web diz respeito a um dos serviços que rodam nessa infraestrutura - por sinal, o serviço mais relevante atualmente! 

Pois bem, comemoremos com nosso exercício de reflexão...

Abraço.

Samuel.

Um comentário:

  1. O Vulcão da Espionagem Mundial.
    A WWW vulgo World Wide Web, que em tradução oficialmente inofensiva para o português é Rede Mundial de Computadores, mas que literalmente é Grande Teia Mundial. Tão fatal aos terráqueos como teias de aranhas o são para alguns insetos.
    Para quem todos pseudos independentes sistemas de informática estão submetidos com nomenclaturas que lhes, e nos, dão ilusão de segurança e privacidade com ferramentas inibidoras de ataques cibernéticos e criptografias. Exemplificando entre outros as redes bancárias, os cartões de créditos, as agências de espionagem e os sites de relacionamento. Disponibilizando-nos e a si, senhas que supostamente protegem seus proprietários, mas que na verdade só nos protegem daqueles como nós, simples usuários sem acesso aos binários códigos dos computadores. Como também proporcionando incontáveis oportunidades de indução a erros e destruir populações carentes de conhecimento como de diferentes culturas, por criminosos travestidos até de autoridades. Até tu Internet simpaticamente inofensiva! De todas as WWW subalternas a WWW mãe. Cujas reuniões de seus diretores tem ares acima das da ONU, tamanha a sua importância para o planeta.
    Iludidos aqueles que creem deter privacidade de qualquer tipo de informação em seus sites, e-mails e dados privados, incluindo donos das grandes redes de relacionamento deficitárias financeiramente em sua maioria ou totalidade, mas valendo fortunas ilogicamente e sempre temporariamente, para por fim; dar prejuízos à maioria dos milhões de seus acionistas. Por questões óbvias. Porque sua história leva-nos a crer que não passam de um incrível engodo coletivo, totalmente inconsciente e que o bom do momento, em questões de horas, torna-se cansativo e obsoleto.
    Manipulado por dúzia de conspiradores que levam todos ao equívoco de que a WEB é segura. Mas na realidade sua existência é que não passa de alimentadora do gigantesco sistema financeiro e principalmente da espionagem.
    Pois tudo que passa pelo Éter ou hipoteticamente fluído cósmico (transmissões via radares, rádios e satélites entre outros), como transmissões de imagens, dados e vozes via celular. São arquivados há mais de trinta anos em três lugares secretos espalhados pelo mundo. Um deles obviamente é nos EUA e os outros já foram largamente divulgados na Net. De acordo com o acima não se faz necessário detalhar a espionagem da telefonia fixa.
    Facilitando a espionagem por hipercomputadores usando programas que decodificam qualquer código criptografado e analisam trilhões de conteúdos de fotos ou conversas por imagens e palavras chaves, em milésimos de segundos. Buscando comprometimentos e escândalos por palavras como; ataque terrorista, homem bomba, corrupção, acesso a sites adultos, conversas íntimas, homossexualismos e relacionamentos extraconjugais de pessoas em posições chaves da política ou grandes multinacionais das indústrias metalúrgicas, petrolíferas, midiáticas, mercado financeiro e etc.
    Algumas das provas deste tipo de ações foram as recentes espionagens divulgadas de entre outros membros da política: A presidente do Brasil Dilma Rousseff e a Primeira Ministra da Alemanha Ângela Merkel, via conversas telefônicas há pouco tempo.
    Internet esta cujo fundador o Inglês nascido em Londres e formado em física na universidade Oxford depois trabalhando no CERN, Sir. Timothy John Berners Lee ou Tim Berners – Lee seu criador (ou seja, do HTTP e HTML) há 25 anos. Que quer criar uma ingênua Carta Magna Internacional para o seu uso. Ao mesmo tempo em que os EUA lançam uma teórica ideia de cobrar por aquilo que muitos países como a si pagam a peso de ouro, a informação confidencial comprometedora. Como também o seu presidente divulga que esta nação irá mudar o modo de operação para estes casos. O que é impossível, abrir mão da vantagem que lhe dá um processo que avança cada vez mais rápido. Resta-nos o consolo que este monstro máquina prende em sua teia primeiramente quem o usa contra os humanos ingênuos.
    ZéM.

    ResponderExcluir