sábado, 15 de março de 2014

A Hora Certa na Internet Brasileira

Olá Pessoal.

Gostaria de compartilhar com vocês mais um vídeo produzido pelo amigo Moreiras do NIC.br, intitulado "A Importância da Hora Certa na Internet e o NTP.br". Esse vídeo aborda de maneira sucinta (e clara) o motivo pelo qual é importante que o horário dos dispositivos da Internet estejam sincronizados e explica como o NTP.br ajuda nesse processo. Podemos setar o horário dos dispositivos manualmente, mas esse método é pouco confiável e pode implicar em sérios problemas de gerenciamento e monitoramento, principalmente em relação a logs.




O vídeo explica que o NTP.br é um serviço público nacional disponibilizado pelo NIC.br, em parceria com o Observatório Nacional, que provê a sincronização do horário oficial brasileiro através de servidores gratuitos rodando o NTP (Network Time Protocol). Aproveito a oportunidade do tópico para trazer ao leitor o passo-a-passo de como configurar um roteador/switch da Cisco com o protocolo NTP para utilizar os serviços disponibilizados pelo NTP.br. Essa configuração é bastante simples e pode ser rapidamente realizada através das seguintes linhas de comando:

01. Router# conf t
02. Router(config)# ntp server 200.160.7.186
03. Router(config)# clock timezone BR -3 0 
04. Router(config)# clock summer-time BRV recurring 3 Sun Oct 0:00 3 Sun Feb 0:00
05. Router(config)# service timestamp debug datetime msec localtime show-timezone year
06. Router(config)# service timestamp log datetime msec localtime show-timezone year

No roteiro acima foi utilizado o servidor "a.st1.ntp.br" (do NTP.br) que responde pelo IP 200.160.7.186 (linha 2). O relógio dos equipamentos trabalha sincronizado com o UTC de cada região (o padrão é 0) e por isso precisamos da terceira linha para setar o UTC do Brasil (que é -3).

O NTP não trata da questão do horário de verão, ou seja, quando entramos ou saímos do horário de verão o relógio não é alterado. Por isso informamos a linha 4 para fazer os ajustes manuais referentes ao nosso horário de verão nacional. Como exemplo, em 2013/2014 o horário de verão teve início no terceiro domingo de outubro (20/10/2013) e terminou no terceiro domingo de fevereiro (16/02/2013). 

Nas linhas 5 e 6 informamos ao IOS que passe a anexar o horário sincronizado em todos os seus registros de log e debug, uma boa prática que pode facilitar muito na detecção de problemas a partir da leitura de logs. Reparem que essas linhas são opcionais e não são necessárias para o funcionamento do NTP, no entanto essa prática é realmente muito recomendada!

Abraço.

Samuel.

6 comentários:

  1. Uma duvida... è possível nos equipamentos especificar o horário de verão em mais de um ano ? Por exemplo especificar o horário de verão para 2015, 2016, 2017 ou isso pode ter algum risco..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A configuração leva em consideração o período atual, então a configuração "deve" ser refeita todo ano. Quando existe um padrão para início e final do horário de verão, como acontece no Brasil, utilizamos o parâmetro "recurring" para que o período informado seja automaticamente reutilizado nos demais anos subsequentes, como feito no exemplo deste artigo (veja a linha 4).

      Excluir
    2. Professor, Parabens pela explicação clara o objetiva tanto aqui no blog quanto no seu livro de lab e tambem nos artigos que escreve. Consegui configurar facilmente porem tenho quase uma centena de Switches...terei que fazer 1 a 1? sabe dizer se o LMS Cisco V3.2 tem alguma forma de fazer isso dinamicamente?

      Excluir
    3. Você pode criar um template no LMS para verificar/setar a configuração do NTP nas suas caixas:

      +[#ntp server.*(200\.160\.7\.186)#]

      Excluir
  2. Bom dia,

    Após estas configurações, se eu der o comando Show clock já deveria aparecer a hora e data correta ou ele demora para sincronizar?

    ResponderExcluir