quinta-feira, 4 de julho de 2013

Entrevista Sobre IPv6 na TV Band

Olá Pessoal.

Recentemente foi veiculada na TV Band da região de Campinas (SP) uma matéria sobre o esgotamento dos endereços IPv4 e a adoção do novo IPv6 na Internet. Nessa oportunidade fui entrevistado pela equipe da TV Band e pude deixar uma pequena contribuição acerca do assunto, por isso estou socializando a matéria com vocês leitores do blog.


Gostaria apenas de registrar duas correções importantes:

1) No momento atual são alguns países da ÁSIA e Europa que já passaram pela fase do esgotamento dos endereços IPv4. A matéria equivocadamente menciona a África, justamente o continente que atualmente tem mais disponibilidade de endereços por conta da carência de conectividade na região.

2) Não é correto dizer que sou o único docente do país a dominar a tecnologia, há vários colegas que estão envolvidos com IPv6 há bastante tempo. A informação correta seria que fui o primeiro instrutor brasileiro a ser certificado pelo fórum internacional e que até essa data ainda sou o único na relação do fórum. Confesso que essa afirmação me deixou chateado porque é uma grande injustiça com vários colegas que têm se dedicado tanto quanto eu ou até mais na disseminação do IPv6.

Esses pequenos detalhes à parte, considero que a matéria foi bastante positiva e conseguiu transmitir uma importante mensagem de maneira não técnica para a população leiga em geral. Essa fase de transição do IPv4 para o IPv6 tem tudo para passar totalmente despercebida pelo público leigo e qualquer esforço em destacar a relevância da transição é válido para valorizar o trabalho dos profissionais da área de redes, afinal a Internet é uma ferramenta de TODOS!

Abraço.

Samuel.

Um comentário:

  1. Muito legal a reportagem.

    Comprei o livro dos Labs Cisco, agora fico no aguardo do lançamento do livro que aborda o IPv6.

    abs,

    Tiago Oliveira

    ResponderExcluir