Olá Pessoal.
Recentemente foi veiculada na TV Band da região de Campinas (SP) uma matéria sobre o esgotamento dos endereços IPv4 e a adoção do novo IPv6 na Internet. Nessa oportunidade fui entrevistado pela equipe da TV Band e pude deixar uma pequena contribuição acerca do assunto, por isso estou socializando a matéria com vocês leitores do blog.
Gostaria apenas de registrar duas correções importantes:
1) No momento atual são alguns países da ÁSIA e Europa que já passaram pela fase do esgotamento dos endereços IPv4. A matéria equivocadamente menciona a África, justamente o continente que atualmente tem mais disponibilidade de endereços por conta da carência de conectividade na região.
2) Não é correto dizer que sou o único docente do país a dominar a tecnologia, há vários colegas que estão envolvidos com IPv6 há bastante tempo. A informação correta seria que fui o primeiro instrutor brasileiro a ser certificado pelo fórum internacional e que até essa data ainda sou o único na relação do fórum. Confesso que essa afirmação me deixou chateado porque é uma grande injustiça com vários colegas que têm se dedicado tanto quanto eu ou até mais na disseminação do IPv6.
Esses pequenos detalhes à parte, considero que a matéria foi bastante positiva e conseguiu transmitir uma importante mensagem de maneira não técnica para a população leiga em geral. Essa fase de transição do IPv4 para o IPv6 tem tudo para passar totalmente despercebida pelo público leigo e qualquer esforço em destacar a relevância da transição é válido para valorizar o trabalho dos profissionais da área de redes, afinal a Internet é uma ferramenta de TODOS!
Abraço.
Samuel.
Muito legal a reportagem.
ResponderExcluirComprei o livro dos Labs Cisco, agora fico no aguardo do lançamento do livro que aborda o IPv6.
abs,
Tiago Oliveira