terça-feira, 17 de maio de 2016

Nova Atualização no Currículo CCNA R&S

Olá Pessoal,

Hoje de tarde foi oficialmente divulgado pelo programa Cisco Networking Academy que o atual currículo CCNA 5.0 Routing & Switching (RS) está em fase de substituição para o novo currículo CCNA 6.0. Os instrutores das academias oficiais já têm à sua disposição o curso complementar intitulado CCNA R&S Bridging Course com conteúdo adicional de adaptação às alterações entre os dois currículos. É justo destacar que a resposta do programa NetAcad para alinhar os cursos às novas alterações foi bem rápida!


Essa alteração acontece cerca de 3 anos após o lançamento do currículo CCNA R&S 5.0, ocorrido em março de 2013, que trouxe algumas mudanças estruturais importantes na maneira pela qual o curso de CCNA R&S era ministrado nas academias oficiais. Nessa nova atualização as mudanças foram menos estruturais e mais de conteúdo mesmo, oportunidade para remover alguns tópicos legados (ou menos utilizados) e adicionar outros mais alinhados com o mercado. Acho conveniente relacionar somente aqueles tópicos que foram removidos e adicionados para facilitar a organização das informações para aqueles que já estão em fase de estudos.

Os seguintes tópicos foram removidos:

  • Frame-Relay
  • WAN Serial
  • CEF (Cisco Express Forwarding)
  • Pilha-Dupla do IPv6
  • VRRP e GLBP (em FHRP)

Os seguintes tópicos foram adicionados:

  • Noção de Componentes da Infraestrutura (Firewall, AP, WLC)
  • Arquitetura Tradicional em Camadas x Arquitetura de Núcleo Colapsado
  • Configuração e Verificação da Autoconfiguração SLAAC em IPv6
  • Endereço IPv6 Anycast
  • Protocolo LLDP
  • Fundamentos do Serviço DNS e DHCP
  • Conceito de Topologias WAN (Single-Homed x Dual-Homed)
  • Configuração Básica de BGP (eBGP)
  • VPN (DMVPN, Site-to-Site e Client-to-Site)
  • Monitoramento de Dispositivos via Syslog
  • Backup e Recuperação de Configurações dos Dispositivos
  • Conceitos de Computação em Nuvem
  • Conceitos de SDN (Software-Defined Network)
  • Conceitos de QoS
  • Aplicação Patch Trace (APIC-EM)

Em termos de mudança, observa-se aquela tendência de cobrança cada vez maior por conteúdo relacionado a IPv6, incluindo práticas de configuração. Outra alteração que já era esperada desde a publicação do currículo anterior foi a remoção da tecnologia legada Frame-Relay. Das demais alterações, percebe-se uma maior carga de fundamentos relacionados a tópicos recentes que envolvem computação em nuvem e programabilidade de redes. Talvez as únicas surpresas tenham sido BGP e QoS que, até então, eram explorados apenas em outras certificações. 

O antigo exame composto 200-120 (CCNA v2.0) poderá ser realizado até 20/08/2016, assim como os exames individuais 100-101 (ICND1) e 200-101 (ICND2). O novo exame composto passa a ser identificado pelo código 200-125 (CCNA v3.0), enquanto que os novos exames individuais passam a ser identificados pelos códigos 100-105 (ICND1 v3.0) e 200-105 (ICND2 v3.0). A partir de 20/ago deste ano, o candidato a CCNA R&S somente poderá realizar os novos exames. 

Os pesos das categorias abordadas no exame estão dispostos da seguinte forma:

  • [15%]  Fundamentos de Redes
  • [21%]  Tecnologias de Switching (LAN)
  • [23%]  Tecnologias de Roteamento
  • [10%]  Tecnologias de Longa Distância (WAN)
  • [10%]  Serviços de Infraestrutura
  • [11%]  Segurança na Infraestrutura
  • [10%]  Gerenciamento da Infraestrutura

Ao leitor interessado na relação detalhada de todo o conteúdo específico de cada uma das categorias acima, recomendo a leitura do blueprint oficial disponibilizado pela Cisco. Esse material pode ser acessado na íntegra a partir do link abaixo:


Bons estudos...

Samuel.

23 comentários:

  1. Professor, que cilada... estou concluindo a preparação para fazer o CCNA, sinto-me bem preparado. Agora bateu a dúvida. Complementar a preparação para fazer a prova nova, ou correr para fazer a prova antiga?
    Esse conteúdo novo de IPv6 não me assusta. Já li seu livro de IPv6 2 vezes, e estou tranquilo com isso. E tiraram Frame Relay sem colocar o MPLS?! E incluíram BGP?! Caramba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro tenha em mente que não há motivo para pânico! Se você já está bem preparado, ainda há tem tempo suficiente (até agosto desse ano) para realizar o antigo exame 200-120. Vejo que os alunos sempre ficam assustados quando a Cisco atualiza algum exame de certificação, mas é justamente essa dinâmica que mantém o prestígio do profissional certificado. Já fazia 3 anos desde o lançamento da última atualização e as tecnologias continuam a evoluir rapidamente, então não há razão para ficar supreso com essa atualização e com as próximas que ocorrerão... Na nossa área a mudança é a única constante! ;-)

      Em relação ao conteúdo de BGP que foi adicionado no novo exame 200-125, fique tranquilo que é bem básico mesmo. O BGP é bastante complexo e seus detalhes continuam sendo foco de outras carreiras e níveis. Para o CCNA será necessário apenas configurar uma vizinhança eBGP simples e anunciar prefixos.

      Em relação ao MPLS, vale lembrar que essa tecnologia já faz parte do CCNA desde o currículo 5.0 (exame 200-120 v2.0). Ou seja, ainda que o candidato não tenha que saber configurar MPLS, ao menos ele tem que conhecer os fundamentos dessa tecnologia WAN. Por enquanto as coisas seguem dessa maneira...

      Por fim, independente que qual exame você pretende realizar, não tenha dúvida de que é bastante útil estudar os novos conteúdos. Estudar nunca é demais, não é mesmo?

      Boa sorte no exame!

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas, professor.

      Excluir
  2. É rapaziada ... a TI é assim ... não tem jeito ... tava preparando para fazer o ICND1 ...vou ter de rever os conceitos antes de fazer a primeira tentativa. Mas vamo que vamo ...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Professor Samuel, o seu livro do laboratório cisco passará por uma atualização em relação aos novos conteúdos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação aos laboratórios práticos, atualmente meu livro já cobre integralmente o novo currículo CCNA R&S 6.0, já que ele foi lançado com práticas de diferentes níveis (não é focado apenas em CCNA). Por exemplo, na segunda edição do meu livro você já encontra laboratórios de: IPv6, HSRP, DMVPN, VPN Site-to-Site, BGP, MPLS, etc...

      Excluir
  4. Esse tópico Arquitetura Tradicional em Camadas x Arquitetura de Núcleo Colapsado é abordado no 200-120.

    ResponderExcluir
  5. Olá Samuel, sou desenvolvedor Java e sempre tive uma angústia que me assola o tempo todo de não saber nada sobre infraestrutura. Resolvi eliminar essa angústia por meio da certificação CCNA v3. Dei uma olhada no sumário da prova e gostei bastante, pois o conteúdo abordado não é engessado na tecnologia cisco, mas sim nos conceitos de redes de computadores. Diante disso, gostaria de uma opinião sua que é bem experiente. Sou um desenvolvedor nível pleno certificado na plataforma Java e tenho interesse de compreender mais sobre fundamentos de redes de computadores na prática. Já li alguns capítulos do Tanenbaum, mas achei muito teórico, por isso resolvi partir para o CCNA v3. A minha dúvida é, você acha que essa certificação realmente valerá apena para mim? (Creio que sim)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As certificações da Cisco são muito prestigiadas pelo mercado na área específica de redes de computadores. Não tenha dúvida que o CCNA será de grande valor como aprendizado e também como reconhecimento. Se você tiver flexibilidade para conciliar sua atual carreira em desenvolvimento Java e os estudos para obter a certificação CCNA, seu perfil ficará mais apelativo. Esteja preparado para experimentar algo bem diferente daquilo que você faz no seu cotidiano. Boa sorte!

      Excluir
  6. Professor boa noite, retomei oa estudos para realizar a prova do ccna, porém com esta mudança estou pensando em realizar somente a primeira prova 100-101 até o dia 20 de agosto.
    Depois pretendo realizar a segunda prova ja com o curriculo novo, a pergunta que tenho é a seguinte: Posso continuar estudando com os materiais todos baseados no 200-120 e depois me atualizar com os topicos novos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível fazer dessa meneira. De qualquer forma, é sempre melhor estudar todo o conteúdo do novo currículo para estar atualizado.

      Excluir
    2. Dúvida. Então pelo que eu entendi: Eu posso realizar o exame 100-101 (ICND1 v2.0) e depois o 200-105 (ICND2 v3.0)??


      Excluir
  7. O número de questões do exame continua o mesmo?

    ResponderExcluir
  8. neste tópico está dizendo A partir de 20/ago deste ano, o candidato a CCNA R&S somente poderá realizar os novos exames identificados pelos códigos 100-105 (ICND1 v3.0) e 200-105 (ICND2 v3.0). Mas, pelo que vi no site da Cisco hoje, **PRA QUEM JÁ FEZ O CCENT(100-101 ICND1)**, a data pra fazer a segunda prova(200-101 ICND2) é até dia 24 de setembro de 2016. Veja a lista completa dos exames com as datas de atualização neste link:
    http://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/exams/current-list.html

    ResponderExcluir
  9. Caros colegas de profissão, poderiam me indicar uma boa instituição para realizar o curso em SP?

    Valeu.

    ResponderExcluir
  10. boa noite! a todos! Xará Samuel, tudo bem ? Me tira uma dúvida, eu já sou aluno da ACAD cisco 200-120. Porém vou esperar as mudanças para marcar a prova. Porque não me sinto 100% preparado para fazer a prova. Então estou revisando todo conteúdo do 200-120 da acad cisco. Os tópicos retirados eu estou pulando. O conteúdo CCNA R&S Bridging Course 6.0 da ACAD são os novos tópicos citados acima ?

    boa sorte a todos e bons estudos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o conteúdo do curso BRIDGE aborda todos os tópicos que foram adicionados no novo currículo CCNA 6.0.

      Excluir
  11. Para as questões de laboratórios de roteamento e ipv6 eu comprei seus dois livros.Neles já aborda todos os tópicos da versão 3.0? Já Estou pensando depois do CCNA, e começar o CCNP. Mais alguma sugestão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro de laboratórios tem vários outros conteúdos que abordam os novos tópicos do CCNA 6.0, além de alguns tópicos do CCNP.

      Excluir