quarta-feira, 10 de junho de 2015

Livro de Laboratórios IPv6 do NIC.br

Olá Pessoal,


Recentemente a equipe IPv6.br do NIC.br lançou o livro intitulado "Laboratório de IPv6", pela Editora Novatec, mesma editora dos meus livros, que acaba de ser disponibilizado gratuitamente para download sob licença Creative Commons. Já conheço o conteúdo dos laboratórios práticos trazidos na obra há alguns anos, ainda da época em que estive envolvido com os colegas do NIC.br no curso EAD de IPv6 (como aluno e monitor). Na realidade, ainda antes disso o colega Moreiras (IPv6.br) já havia comentado comigo do seu interesse em publicar esse livro gratuitamente. Faço questão de reafirmar a qualidade técnica do material e aproveito para retransmitir abaixo a mensagem original da equipe IPv6.br sobre o lançamento da obra:




Caros,

Buscando preencher uma lacuna na formação do profissional de redes o NIC.br acaba de lançar o livro *Laboratório de IPv6: Aprenda na Prática Usando um Emulador de Redes*Publicado pela Novatec Editora, a versão impressa pode ser adquirida em http://novatec.com.br/livros/labipv6/ ou nas principais livrarias. Há também a versão digital que pode ser obtida gratuitamente em http://lab.ipv6.brEssa publicação contém roteiros de experimentos práticos, para serem realizados com o auxílio do emulador de redes CORE, que é um software livre e pode ser obtido gratuitamente no site do livro: http://lab.ipv6.br.

Há experimentos sobre: funcionalidades básicas do IPv6; autoconfiguração de endereços e DHCPv6; configuração de servidores DNS, HTTP, proxy e de arquivos; configuração de firewall e IPSEC; técnicas de transição 6in4, GRE, DS-LITE, NAT64 e 464XLAT; e roteamento OSPF e BGP. Não é um livro para ler apenas, você deve praticar para aprender!

A equipe do IPv6.br, que é a iniciativa do NIC.br para a disseminação do IPv6, foi quem preparou e aperfeiçoou esses experimentos. Eles são utilizados em cursos de formação com muito sucesso. Centenas de alunos e profissionais já seguiram esses mesmos roteiros, que comprovadamente ajudam a entender a forma como o IPv6 funciona, o que é diferente do protocolo antigo e o que não é, e como realizar configurações na prática em uma série de situações. Os experimentos proporcionam uma base prática muito boa e ajudarão muito no seu dia a dia!

Dúvidas e comentários podem ser enviados para ipv6@nic.br

[]s
Equipe IPv6.br


Para aqueles que têm interesse em se aprofundar nos conceitos do "novo" protocolo IPv6 e de várias das tecnologias abordadas nos laboratórios práticos deste livro, recomendo meu livro intitulado "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet" como leitura complementar. O leitor pode encontrar mais informações sobre meu livro de IPv6 nos links abaixo:

http://labcisco.blogspot.com.br/2013/07/lancamento-do-livro-de-ipv6.html
http://labcisco.blogspot.com.br/2013/07/livro-oficial-de-certificacao-ipv6-no.html

Aproveito para registrar meus parabéns aos colegas da equipe IPv6.br. 

Samuel.

2 comentários:

  1. Nossa! Vou começar a ler logo. Parece ser um excelente material.

    ResponderExcluir
  2. ola prof. estou com um lab ipv4 com ipv6, ja criei o tunnel e fiz todas as configurações como: ativar o tunnel manual, hab o roteamento e anunciar as rede via eigrp. Neste lab eu tenho duas redes uma com ipv4 e outra com ipv6, ao termino das configurações quanto tento chegar de uma rede para outra nos casos os host não consigo. poderia me ajudar. obrigado, sou fã do canal.

    ResponderExcluir