sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

IANA: A Autoridade Mundial da Internet

Olá Pessoal

Em janeiro de 2013 escrevi um artigo intitulado "Governança da Internet no Mundo" para explicar como está organizada a governança da Internet no mundo. Em síntese, naquela oportunidade utilizei a figura abaixo para destacar que no topo dessa hierarquia está a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) que coordena as atividades globalmente, sendo que na condição de autoridade mundial delega parte dessas atividades para outras cinco autoridades de abrangência regional.


Atualmente a autoridade mundial da Internet (ICANN/IANA) possui vínculo contratual com a NTIA (National Telecommunications & Information Administration), uma agência do Departamento de Comércio do governo dos EUA responsável por aconselhar o presidente no que diz respeito a assuntos relacionados às políticas de telecomunicações e informação. No fórum NETmundial realizado no Brasil em abril de 2014 foram intensificadas as discussões para elaboração de uma proposta de transição da governança da Internet em que essa autoridade mundial não seja centralizada nas mãos de um único país e nem de um único setor (governo).

A nova proposta, ainda em ampla discussão, deve estar apoiada em um modelo multissetorial similar ao que já acontece hoje no Brasil com o CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), garantindo a participação não apenas dos governos (primeiro setor), mas também da indústria (segundo setor) e da sociedade civil (terceiro setor). Além disso, o objetivo é manter a Internet aberta e garantir a manutenção e resiliência do sistema DNS (nomes de domínio).

Aproveito a discussão para compartilhar um vídeo produzido pela LACNIC, uma das cinco autoridades regionais da Internet "subordinadas" à IANA na hierarquia da governança da Internet, oportunidade em que as principais atribuições da autoridade mundial da Internet são brevemente explicadas.

Samuel.

Um comentário: