domingo, 26 de outubro de 2014

Nova Versão do Emulador GNS3 (v1.1)

Olá Pessoal.

Em 23/10 foi oficialmente lançado e está aberto ao público a nova versão 1.1 do emulador GNS3. O software continua sendo gratuito, no entanto agora é necessário que o usuário crie uma conta na plataforma da ferramenta, denominada GNS3 Jungle, através do link www.gns3.com. A nova versão está disponível para Windows, Linux e MAC, sendo que na plataforma da ferramenta, além do download do software, é disponibilizado um how-to explicando como fazer sua instalação nos diferentes sistemas operacionais.


A plataforma Jungle é um ambiente interativo, onde seus membros podem criar/editar seus perfis, colaborar uns com os outros, sugerir melhorias na ferramenta, registrar bugs e fazer o download da ferramenta. Aliás, o tradicional logo dos nós vermelho, azul e amarelo conectados em full-mesh foi substituído por um camaleão! As coisas mudaram, bem-vindo à selva...

Dentre as novidadas da nova versão do software, a principal é o suporte ao IOU (IOS on Unix), uma solução com suporte a "todos" os recursos do Cisco IOS que é executada como um processo Linux em nível de usuário. A vantagem do IOU é que ele permite emular switches (layer-2), enquanto que o Dynamips está restrito a roteadores (layer-3). Até então essa e outras funcionalidades somente estavam disponíveis na versão 1.0, aberta exclusivamente para aqueles que haviam contribuído com o projeto GNS através de alguma doação. Aos interessados em colocar o IOU para funcionar no GNS3, recomendo o vídeo abaixo gravado pelo amigo Marco Filippetti (no GNS 1.0).

http://blog.ccna.com.br/2014/05/15/como-integrar-o-iou-com-o-novo-gns-3/

Observação: Os laboratórios criados na nova versão do GNS3 têm extensão .gns3, por isso os laboratórios do livro "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes (2a Edição)" não são diretamente compatíveis. Os laboratórios utilizados no livro possuem extensão .net, motivo pelo qual manterei no repositório do blog o GNS3 v0.8.7 e as imagens do IOS para Dynamips (.image) utilizadas no livro.

Até eu decidir se irei converter os laboratórios .net para .gns3, não estarei disponibilizando no blog a nova versão do GNS3 e seus tutoriais de instalação. Os interessados devem criar uma conta na plataforma GNS3 Jungle, de onde poderão colaborar com a comunidade.

Abraço.

Samuel.

7 comentários:

  1. Já baixando nas versões para Windows e para Linux.

    ResponderExcluir
  2. Samuel, você teve problema pra rodar VPCs nessa nova versão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,

      Ainda não tive tempo de fazer os testes com vPCs. Se você está com problemas, sugiro que dê uma olhada no link abaixo, talvez ajude:

      http://goo.gl/QFSEvj

      Abraço.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá galera, eu queria emular um access server tipo tenho vários routers emulados no GNS3 queria ativar um Access server dentro do GNS3 para conectar via console nos equipamentos desta forma eu consigo acessar o access server de fora via ip e manipular os routes pelo menu. Alguém sabe como fazer isso e se o GNS3 suporta algum access server? grato.

    ResponderExcluir
  5. Olá Samuel, tudo bem? em ralação a mensagem abaixo:

    "Observação: Os laboratórios criados na nova versão do GNS3 têm extensão .gns3, por isso os laboratórios do livro "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes (2a Edição)" não são diretamente compatíveis. Os laboratórios utilizados no livro possuem extensão .net, motivo pelo qual manterei no repositório do blog o GNS3 v0.8.7 e as imagens do IOS para Dynamips (.image) utilizadas no livro."

    Esse repositório anida está funcionando? não estou encontrando ele no blog.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. I wanted to thank you for this great read!! I definitely enjoying every little bit of it I have you bookmarked to check out new stuff you post.
    shanelcosmetics

    ResponderExcluir