terça-feira, 8 de abril de 2014

Brasileiro Reconhecido no Hall da Fama da Internet

Olá Pessoal.

Faço questão de compartilhar com todos vocês uma importante notícia para o Brasil: Demi Getschko (foto, à direita) foi escolhido pela Internet Society (ISOC) para fazer parte do Internet Hall of Fame em reconhecimento de todo seu trabalho acerca da disseminação da Internet no Brasil. Em 2014 foram indicados 24 nomes de 13 países para o Internet Hall of Fame, distribuídos em três categorias: (i) pioneiros, (ii) inovadores e (iii) disseminadores. São reconhecidos como pioneiros aqueles que foram cruciais nos primeiros estágios de projeto e desenvolvimento da Internet. Os inovadores são aqueles que alcançaram relevante avanço tecnológico, comercial ou político que ajudaram na alcançabilidade da Internet. Os disseminadores (global connectors) são indivíduos de todo o mundo que tiveram contribuições relevantes para o crescimento do uso global da Internet.

Eu (esq) e Demi Getscko (direita) no 1o Encontro Nacional da ISOC-Br

Demi Getschko é o primeiro brasileiro a receber esta honraria e nada mais justo do que destacar aquele que é conhecido como o "pai da Internet no Brasil". Demi é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e participou ativamente da equipe que estabeleceu a primeira conexão com a Intenet no Brasil. Ele também é membro do Comite Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde sua criação em 1995 e foi o contato administrativo para o ccTLD ".br" desde 1989. Em 2005 foi indicado para o Conselho Diretor da ICANN pelo fórum que trata dos nomes de domínio de país (ccTLDs) e em 2007 foi reeleito, servindo até junho de 2009. É diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), membro do conselho do CGI.br e atual vice-presidente da Internet Society no Brasil (ISOC - Chapter Brazil).


Kathy Brown, a CEO da Internet Society que assumiu o cargo recentemente, publicou o seguinte comentário sobre essa honraria: "Todos nós somos beneficiados pelas contribuições dessas pessoas que ajudaram a moldar a Internet global". Nós temos o prazer de honrar esses líderes inspiradores pela visão, criatividade, dedicação e conquistas."

Nas listas de discussão da ISOC-Br parece que é unânime o sentimento de orgulho. Fiz questão de registrar meus cumprimentos e aproveito este espaço para reafirmar minhas palavras ao Demi: "... é um privilégio tê-lo conosco e motivo de muito orgulho para o Brasil."

Abraço.

Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário