segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Livro Oficial de IPv6 Disponível

Olá Pessoal.

Escrevo apenas para informá-los de que já está disponível para compra na página da editora (www.novatec.com.br/livros/ipv6) o meu novo livro intitulado "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet". O livro também já está em processo de distribuição para as grandes livrarias de todo o Brasil. Melhor ainda, durante o mês de agosto a editora está concedendo 20% de desconto - basta informar o código AGO20 no ato da compra!


Trata-se de material oficial recomendado pelo IPv6 Fórum com o selo "IPv6 Forum Officially Certified Guide". Seu prefacista foi o fundador e atual presidente do fórum internacional responsável por disseminar o "novo" protocolo da Internet em todo o mundo. O livro foi escrito com uma linguagem didática e repleto de ilustrações para facilitar o entendimento dos conceitos, além de trazer vários exemplos práticos de configuração.
 

Colaborem na divulgação...

Bons Estudos!

Samuel.

7 comentários:

  1. Gostei do livro. Usarei ele para fazer um artigo sobre IPv6 que será o TCC da minha pós.

    Na página 195 em vez de: "Observe na figura 66..." seria: "Observe na figura 8.8..."

    Só pra provar que estou lendo.

    ResponderExcluir
  2. Samuel, o que adianta configurarmos o IPv6 internamente se as operadoras não implementaram o IPv6 nos roteadores de borda?

    O que eu posso fazer na minha empresa ou minha casa seria configurar o IP ULA e o acesso IPv6 só funcionaria na minha rede interna, não vou poder navegar na Internet.

    O primeiro passo seria do ISP, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adianta que a empresa já vai ganhando experiência com o novo protocolo, mesmo que seja apenas no contexto local. Uma boa aplicação para esse exemplo em que a operadora somente provê trânsito IPv4 seria a utilização de tunelamento ou tradução. Por exemplo, é possível utilizar os provedores de túneis gratuitos para viabilizar o tráfego dos pacotes v6 dentro de pacotes v4.

      O primeiro passo mais importante é que provedores de conteúdo passem a ser acessíveis via IPv6 para que as operadoras de telecom tenham motivação real para entregar IPv6 para seus usuários. Uma coisa leva à outra...

      Excluir
  3. Professor Samuel, preciso do seu livro pra deixar meu TCC bem referenciado, porém não posso comprar agora.. se tiver como o sr me mandar o pdf por e-mail eu agradeceria... Abraços... email: joeladriano360@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está disponível apenas no formato impresso e para compra. É um investimento muito barato comparado à carga de conhecimento entregue ao leitor, o que faz seu pedido soar bastante deselegante. Pense nisso...

      Excluir
  4. Professor, boa tarde.
    Já li seu livro. Muito bom. Senti falta de maior aprofundamento na questão da unicidade de nomes na Internet. Como vai ficar a resolução de nomes? Com o IPv4, não existe problema de existir um computador "teste" na minha rede interna, e outro com o mesmo nome na rede do meu vizinho. Como fica isso se todos pertencerem à mesma rede? Cada rede doméstica precisará registrar um domínio?
    Agradecerei demais o esclarecimento.

    ResponderExcluir