quinta-feira, 28 de março de 2013

Novo Exame CCNA da Cisco é Divulgado

Olá Pessoal.

Recentemente a Cisco divulgou em sua página as informações detalhadas sobre o tão esperado novo exame CCNA, uma das certificações mais prestigiadas na área de redes. O novo exame único que confere ao candidato o título de CCNA R&S agora corresponde à numeração 200-120 CCNA (Interconnecting Cisco Networking Devices: Accelerated)
 

As regras anteriores acerca da possibilidade de dividir o conteúdo em dois exames - o ICND1 (640-822) e ICND2 (640-816) - continuam valendo normalmente. O detalhe é que esses dois exames também foram renumerados, passando a ser: ICND1 (100-101) e ICND2 (200-101). Até setembro/2013 os exames "antigos" têm a mesma validade que os novos para obtenção dos títulos...

Fica evidente que a primeira mudança mais direta foi a numeração que deixou de ser 640-80X. Esse remanejamento na numeração mostra o interesse da Cisco em transformar o CCNA tradicional com foco em roteamento/comutação em uma nova especialização, a track Routing & Switching (R&S). Isso acontece porque o pré-requisito para a maioria das demais especializações passa a ser o CCENT (100-101), não mais o CCNA. Ou seja, o pré-requisito do CCNA agora é o mesmo das demais especializações... 

pessoas que entendem que esse panorama irá diminuir o valor de mercado do CCNA que agora fica menos generalista porque não irá mais cobrir nem o básico de wireless e voice, sendo que a cobrança de segurança (security) também diminui bastante, a exceção da escrita de ACLs que se mantém forte porque é muito importante em inter-redes roteadas. O exame fica vigorosamente focado em Routing & Switching

Ao meu ver, essas mudanças da Cisco têm a intenção de fortalecer e aumentar o interesse dos profissionais da área nas demais especializações que foram recentemente criadas, já que agora todas ficam niveladas com o CCNA R&S.

Em relação ao conteúdo abordado, talvez a maior surpresa seja que o MPLS não passará a compor o novo currículo (exceto noções teóricas básicas), algo que era esperado por muitos (inclusive eu) por conta da disseminação dessa tecnologia de longa distância em ambientes corporativos. Enfim, o fato é que a tecnologia Frame-Relay permanece sendo a principal tecnologia WAN que o candidato deve conhecer conceitualmente e na prática! Passa a ser cobrado conhecimento de configuração de WAN PPPoE.

Outra mudança que já era esperada e se confirmou foi um aumento na carga de conteúdo relacionado ao "novo" protocolo IPv6. Esse é um movimento natural e, a partir de agora, o grau de importância do IPv6 irá crescer desenfreadamente por dois motivos simples: (i) o esgotamento dos endereços IPv4 é uma realidade em vários locais e (ii) existe uma expectativa enorme na chamada Internet das coisas! Para essa "onda" da Internet das coisas vingar, o IPv6 é fundamental! 

Achei excelente que agora passa a ser cobrado do candidato conhecimentos de FHRP (First Hop Redundancy Protocol) para fins de alta disponibilidade, principalmente o protocolo HSRP que é proprietário da Cisco. Sem dúvida esse conteúdo é muito bem-vindo, afinal essa é uma tecnologia disseminada no mercado.

Quanto aos demais conteúdos, outras novidades são: PPPoE, IOS v15, Syslog, NTP, SNMPv2/3 e Troubleshooting (resolução de problemas). Os interessados no detalhamento do novo currículo na íntegra podem acessar o link oficial da própria Cisco:

http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/ccna_composite2.html#~Topics

Vídeo da Cisco p/ Instrutores - Novo Currículo CCNA 5.0

Em síntese a grande realidade é que as mudanças de conteúdo foram bem discretas, o que é bom para aqueles que já vinham estudando para se tornar CCNA com base no conteúdo "antigo". No meu entendimento, as mudanças reais foram mais de cunho comercial para fortalecer as demais especializações no mercado do que de caráter curricular. Outro reflexo das mudanças é que o processo de ensino através do NetSpace (plataforma online da Academia Cisco) ficou bastante flexibilizado, pois existem várias opções de módulos que podem ser utilizados para compor o currículo CCNA 5.0.

Abraço.

Samuel.

Um comentário:

  1. Great post very useful for students/professionals. As by reading this post them will learn many things about Cisco's CCNA r&s certification.

    ResponderExcluir