sábado, 29 de dezembro de 2012

Policy-Map na Restrição da Taxa de Tráfego

Olá Pessoal.

Sabe aquele usuário na empresa que acha que toda a banda de Internet é dele ou que banda é um recurso infinito? Então, por pensar assim ele vive fazendo o download de arquivos pesados, ouvindo rádio, assistindo vídeos, entre outras coisas. Nesse post mostrarei como vocês podem usar técnicas de QoS para restringir a banda desse usuário - o vulgo "chupim"! Vamos utilizar o cenário abaixo para exemplificar o processo de configuração e estamos partindo do princípio de que o endereço do "chupim" é bem conhecido (estático ou dinâmico com lease pré-configurado).



O processo de configuração de QoS em dispositivos Cisco consiste em três etapas básicas: (i) classificação do tráfego via class-map, (ii) definição da política através de policy-map e (iii) aplicação da policy-map na estrada/saída de alguma interface. Esses recursos juntos são poderosos para classificar e marcar diversos tipos de tráfego para fins de QoS. Por exemplo, class-maps podem ser escritas para classificar tráfego de áudio, vídeo, dados, aplicações específicas, etc. Já as policy-maps utilizam a classificação prévia para fazer a marcação dos pacotes, comumente escrevendo os códigos DSCP (6 bits) do campo ToS (8 bits) do cabeçalho IP. 

Nesse exemplo não será feita nenhuma marcação porque nosso objetivo não é priorizar classes distintas de tráfego. Faremos uma classificação bem simples de tráfego de um usuário e então limitaremos a taxa de transmissão para esse nó da rede. Então vamos às configurações:

01. R1(config)# ip access-list extended Host-Chupim
02. R1(config-ext-nacl)# permit ip any host 192.168.0.109
03. R1(config-ext-nacl)# permit ip host 192.168.0.109 any
04. R1(config-ext-nacl)# exit
05. R1(config)#class-map match-all Chupim
06. R1(config-cmap)#match access-group name Host-Chupim
07. R1(config-cmap)#exit

08. R1(config)#policy-map QoS  
09. R1(config-pmap)#class Chupim
10. R1(config-pmap-c)#police rate 128000 bps
11. R1(config-pmap-c-police)# end

12. R1# configure terminal  
13. R1(config)# int f0/0
14. R1(config-if)# service-policy output QoS

Partindo dessa lógica, as linhas de 05 a 07 criam uma class-map associando todo o tráfego originado ou destinado ao usuário "chupim" (linhas de 01 a 03). Nas linhas de 08 a 10 criamos uma policy-map que restringe a banda desse usuário a míseros 128kbps e, por fim, na linha 14 aplicamos nossa policy-map na saída da interface f0/0 do roteador que está conectado na rede local. Tenha cuidado ao fazer isso arbitrariamente na empresa em que você trabalha sem ter o consentimento do seu superior, afinal o "chupim" pode ter a "costa quente"!!! ;-)

Samuel.

8 comentários:

  1. Excelente Samuel, ótimos posts !

    Hoje tive o prazer de seguir o seu blog embora há tempos eu o visito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Samuel,

    o comando service policy output é configurado só no CE ou deve também ser inserido no PE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No equipamento de seu interesse e que você tenha acesso, qualquer que seja. Partindo do princípio que uma empresa não tem acesso ao PE, seria no elemento de borda (CE) do site da empresa ou mesmo em outro router atrás do CE.

      Excluir
  3. Boa Noite,

    Estou configurando no Packt tracer, com o Router 2811, mas não está aceitando o comando "police rate 128000 bps". Seria a limitação do Packet Tracer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como tarta-se de um laboratório, tente o comando "police rate 75000 bps"

      Excluir
  4. O Packet Tracer não suporta configurações de QoS.

    ResponderExcluir
  5. Olá Samuel
    Você sabe informar sobre a aplicação de rate limit em sessões PPPoE através de FreeRadius?
    Estou com um Cisco 2911 v15.0,
    Já testei uma série de entradas AVPair com diferentes polices no router, mas sem sucesso, espero que possa me ajudar. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. You will find a lot of approaches after visiting your post.Thanks for sharing the such information with us to read this...

    girls dresses

    ResponderExcluir