sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Conceitos Básicos de Roteamento Interno e Externo

Olá Pessoal.

Novamente estou divulgando um novo vídeo produzido pelo NIC.br, dessa vez explicando os princípios mais básicos relacionados às técnicas de roteamento que são tão importantes na comunicação entre redes, seja no contexto de uma organização (IGP) ou mesmo na Internet (EGP). 


Aproveito a oportunidade para lembrar de outros dois artigos publicados no blog onde explico ao leitor como configurar roteamento estático no Linux em redes baseadas no tradicional IPv4 e também no IPv6. Além dos laboratórios com os procedimentos de configuração, também há a gravação de uma palestra prática que ministrei na Campus Party, a convite dos amigos do NIC.br, onde faço a configuração de roteamento estático IPv6 no Linux.
 

No meu livro intitulado "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes" existem vários laboratórios práticos que explicam os procedimentos de configuração de roteamento estático em roteadores Cisco, além dos principais protocolos de roteamento dinâmico, a destacar: RIP, OSPF e EIGRP (IGPs) e BGP (EGP). Também existe outro artigo que escrevi para o Blog IPv6.br do NIC.br em que discorro um pouco sobre os principais conceitos de roteamento, inclusive trazendo duas videoaulas de configuração de roteamento IPv6 em dispositivos Cisco.


Enfim, são vários os materiais de estudo para os interessados! ;-)

Samuel.

2 comentários:

  1. Dúvida prof., no vídeo diz q os protocolos IGP são ISIS e OSPF, está correto? e o EIGRP e o RIP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eudes,

      O OSPF e o IS-IS são os protocolos abertos (padronizados) mais utilizados na prática, no entanto o protocolo EIGRP (proprietário da Cisco) também é bastante disseminado. O RIP não é muito utilizado na prática porque sua lógica é limitada apenas à contagem de saltos, por isso seu desempenho é considerado ruim. Em linhas gerais, os protocolos IGP mais tradicionais são: RIP, RIPv2, RIPng, IS-IS, OSPFv2, OSPFv3 e EIGRP (proprietário da Cisco).

      Abraço.

      Excluir