terça-feira, 21 de junho de 2016

Instalação do Cisco WebEx no Linux Ubuntu 16.04

Olá Pessoal.

O WebEx é uma poderosa ferramenta desenvolvida pela Cisco para realização de reuniões através da Internet em tempo real. O WebEx combina compartilhamento da área de trabalho (desktop sharing), compartilhamento de arquivos, compartilhamento de quadros brancos, conferência via telepresença, conferência via rede telefônica para permitir a participação na reunião através de um telefone convencional, entre vários outros recursos bastante úteis. Esses recursos combinados permitem aos apresentadores e participantes fazerem quase tudo o que se pode fazer pessoalmente. 




Sua instalação e configuração no Mac OS e no Windows é bastante simples e intuitiva, assim como em dispositivos móveis Android e IOS. No entanto, esse mesmo procedimento no Linux é mais complicado porque infelizmente ainda são muitas as restrições de suporte da ferramenta para esse sistema operacional. No Linux o WebEx é suportado apenas no navegador Firefox 32-bits. Para instalar o Firefox (32-bits) no Linux Ubuntu 16.04 e algumas bibliotecas complementares que melhoram sua interface gráfica podem ser utilizados os comandos abaixo no terminal:

$ sudo apt-get install firefox:i386
$ sudo apt-get libcanberra-gtk-module:i386 gtk2-engines-murrine:i386 libxtst6:i386

O WebEx é uma ferramenta baseada em Java, então é necessário instalar o Java no Linux e o plugin IcedTea para que o Firefox seja capaz de executar applets:

$ sudo apt-get install default-jre
$ sudo apt-get install icedtea-plugin

Feito isso, o Java deve estar operacional no Firefox. Na opção Menu>Add-on>Plugin deve ser verificado se o plugin está devidamente habilitado. Agora é possível acessar sua conta no WebEx (www.webex.com) para organizar as reuniões remotas. Ao tentar abrir a primeira reunião será criado o sub-diretório oculto ".webex" no diretório home do usuário (~/.webex). Caso os recursos de áudio e desktop sharing não estejam funcionando, o que é bem provável de ocorrer nessa etapa, então será necessário digitar o comando abaixo no diretório home do usuário que instalou o WebEx. Dentro desse diretório, o usuário deve procurar por sub-diretórios com números, por exemplo no formato 12_1524:

$ cd ~/.webex/XX_XXXX
$ ldd *.so | grep "not found"

A saída do referido comando listará as bibliotecas que ainda precisam ser instaladas no sistema para que o WebEx funcione com suporte a todos os seus recursos. A partir da saída desse comando é possível utilizar o apt-file para localizar os nomes dos pacotes que contêm as bibliotecas que estão faltando:

$ apt-file search nome_biblioteca.so
$ sudo apt-get install nome_biblioteca

Obs.: Caso o apt-file não esteja instalado, basta digitar apt-get install apt-file

Após todos esses passos, basta reiniciar o Firefox (32-bits) e hospedar uma nova reunião para verificar se a ferramenta está totalmente operacional, exemplo trazido na figura abaixo que mostra a interface gráfica da ferramenta com conexão de áudio. 


Embora esses procedimentos sejam suficientes para resolver os problemas em boa parte dos casos, cada máquina tem suas particularidades de hardware e software. Caso sua experiência de configuração da ferramenta seja diferente, fique à vontade para compartilhar com os demais membros da comunidade nos comentários deste post. 

Façam seus testes...

Samuel. 

7 comentários:

  1. Não funcionou em Ubuntu 1604 Desktop =/
    Instalo o Firefox x86, mas ele não consigo abri-lo. Não foi criado qualquer atalho dele nem imagino um path de onde poderia abri-lo.
    A segunda instalação não é permitida "Invalid operation libcanberra-gtk-module:i386"
    Ao abrir o unico firefox possivel (Version 49.0+build4-0ubuntu0.16.04.) e abrir uma meeting de teste no webex a pagina me diz que o java não está funcionando mesmo após ter instalado jre e jdk.

    Alguma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao funcionou pra mim tbém... segui o roteiro, tentei contornar de várias maneiras e nada...

      Excluir
  2. Oi Samuel, tenho algumas perguntas?

    1) tem que ser o FF 32 bits ?
    2) o java precisa ser o Icedtea ?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Samuel! Aparentemente o webex já está funcionando com o firefox 64bits!!!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. It is very good and very informative. There is a useful information in it.Thanks for posting...
    https://www.apponix.com/


    ResponderExcluir
  6. It doesn't work on ubuntu bionic beaver.

    ResponderExcluir