sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Conceitos Básicos de Roteamento Interno e Externo

Olá Pessoal.

Novamente estou divulgando um novo vídeo produzido pelo NIC.br, dessa vez explicando os princípios mais básicos relacionados às técnicas de roteamento que são tão importantes na comunicação entre redes, seja no contexto de uma organização (IGP) ou mesmo na Internet (EGP). 


Aproveito a oportunidade para lembrar de outros dois artigos publicados no blog onde explico ao leitor como configurar roteamento estático no Linux em redes baseadas no tradicional IPv4 e também no IPv6. Além dos laboratórios com os procedimentos de configuração, também há a gravação de uma palestra prática que ministrei na Campus Party, a convite dos amigos do NIC.br, onde faço a configuração de roteamento estático IPv6 no Linux.
 

No meu livro intitulado "Laboratórios de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes" existem vários laboratórios práticos que explicam os procedimentos de configuração de roteamento estático em roteadores Cisco, além dos principais protocolos de roteamento dinâmico, a destacar: RIP, OSPF e EIGRP (IGPs) e BGP (EGP). Também existe outro artigo que escrevi para o Blog IPv6.br do NIC.br em que discorro um pouco sobre os principais conceitos de roteamento, inclusive trazendo duas videoaulas de configuração de roteamento IPv6 em dispositivos Cisco.


Enfim, são vários os materiais de estudo para os interessados! ;-)

Samuel.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Estratégia de Implantação do IPv6 nas Empresas

Olá Pessoal.

O vídeo abaixo, recém lançado pelo NIC.br, apresenta uma abordagem válida que toda empresa pode adotar como estratégia para implantação do IPv6 e que envolve todo o escopo de TI, levando em consideração recursos humanos e recursos de hardware (equipamentos) e software (sistemas).

Como ferramenta para a fase de treinamento do pessoal técnico envolvido no processo de implantação, recomendo a leitura do livro intitulado "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet", de minha autoria. O livro foi escrito com uma abordagem bastante didática e está repleto de ilustrações para facilitar o entendimento dos conceitos, além de trazer vários exemplos de configuração. 

Um diferencial relevante é que o conteúdo do livro foi baseado no programa educacional mundial do IPv6 Forum (v6Education Program), sendo que o prefácio foi escrito pelo próprio fundador/presidente do IPv6 Forum, o Sr. Latif Ladid! Por isso o livro é considerado material oficial de certificação em IPv6 nos países de língua portuguesa. Mais informações no link abaixo:


Bons Estudos!

Samuel.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lançamento do Cisco Packet Tracer Mobile (Android)

Olá Pessoal.

Hoje pela manhã a Cisco comunicou oficialmente o lançamento da primeira versão do Packet Tracer Mobile para Android. O aplicativo é suportado em diversos modelos de tablets com processadores ARM e que possuem o sistema Android a partir da versão 4.1.



A versão móvel do Packet Tracer tem as principais funções da versão Student do Packet Tracer 6.1, lançado recentemente. A partir do dispositivo móvel também é possível construir as topologias e salvá-las como arquivos .pkt. O Packet Tracer Mobile pode ser baixado de graça a partir do repositório Google Play, basta visualizar o link abaixo ou fazer uma busca por "Cisco Packet Tracer" na aba "Apps" e seguir os procedimentos de instalação.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.netacad.PacketTracerM&hl=pt-BR

Obs.: Por enquanto só há suporte para Android, mas a nota oficial da Cisco deixa claro que futuramente será disponibilizada uma versão para os tablets da Apple rodando o iOS.

Abraço.

Samuel.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Comparação de Configurações no Sistema IOS da Cisco

Olá Pessoal.

Quando não temos um procedimento organizado ou uma checklist de todas as alterações que devemos configurar em um equipamento Cisco, é comum esquecermos o que já foi devidamente configurado e o que ainda está pendente. Essa situação é frequentemente resolvida de maneira manual pelo administrador que exibe o conteúdo da running-config para visualizar as configurações atuais (show running-config) e depois exibe o conteúdo da startup-config para visualizar as configurações de inicialização do equipamento (show startup-config). Em alguns casos esse processo manual de comparação dos arquivos de configuração pode ser trabalhoso...

Esse artigo é bastante objetivo e explica como o comando archive pode ser utilizado no sistema IOS para comparar as configurações correntes no arquivo running-config com as configurações de inicialização do arquivo startup-config em switches e roteadores da Cisco. Para exemplificar o uso do comando archive na comparação de arquivos não é necessária uma topologia elaborada, basta um único dispositivo! O comando para fazê-lo é:

Router# show archive config differences system:running-config nvram:startup-config

Como comparar a running-config e a startup-config é uma ação recorrente, então os parâmetros podem ser omitidos e o comando fica simplificado:

Router# show archive config differences

Ao utilizar esse comando o administrador irá visualizar uma saída parecida com a imagem abaixo. Reparem que as linhas iniciadas por "+" representam configurações presentes na startup-config e ausentes na running-config, enquanto que as linhas iniciadas por "-" representam configurações presentes na running-config e ausentes na startup-config


É importante o leitor ter em mente que o comando archive é muito mais flexível e pode ser utilizado para comparar dois arquivos quaisquer que estejam armazenados localmente no equipamento ou mesmo remotamente. Por exemplo, vamos supor que um dispositivo possui um arquivo de backup denominado "aaaammdd-router-cfg" e queremos comparar seu conteúdo com a running-config. Para fazê-lo basta digitar o seguinte comando:

Router# show archive config differences flash:aaaammdd-router-cfg system:running-config

Além disso, ele também pode ser utilizado para realizar backup local e remoto das configurações. Também é possível utilizá-lo para realizar backups periódicos pré-programados ou sempre que alguma alteração for realizada, o que é útil quando é necessário resgatar uma cópia de segurança caso alguma reconfiguração traga impacto negativo na rede (processo denominado rollback). Essas configurações podem ser detalhadas em outros artigos...

Abraço.

Samuel.