sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cisco UPOE (Universal Power over Ethernet)

Olá Pessoal.

A tecnologia PoE (acrônimo de Power over Ethernet) foi padronizada em 2003 recebendo a designação IEEE 802.3af-2003. O PoE foi crucial no processo de popularização de dispositivos miniaturizados baseados em IP, a exemplos de câmeras e sensores, porque permite que, através do mesmo cabo utilizado para transmissão de dados, também seja fornecida energia elétrica (alimentação). Vale lembrar que o "PoE" surgiu como uma solução proprietária da Cisco, o tradicional Power Inline, e depois foi submetido ao processo de padronização.
 
Duas aplicações comuns dessa tecnologia no dia a dia dos profissionais da área de redes são: (i) as soluções de wireless em que os APs normalmente são fixados em locais altos onde não existem tomadas e também (ii) nas soluções de Telefonia IP em que os telefones não precisam mais de uma fonte externa de força. Além da tecnologia PoE oferecer maior praticidade, ela também implica em menor custo de instalação na infraestrutura - sem falar no gerenciamento centralizado do consumo de energia que passa a ser possível através dos próprios switches com suporte a PoE.

 
O PoE 802.3af-2003 permitia no máximo 15.4W de potência para alimentar os terminais conectados nas interfaces dos switches. O PoE+ 802.3at-2009 permite expandir esse valor para 30W em produtos comerciais, embora o padrão fale em aproximadamente 51W. O UPOE da Cisco (Universal Power over Ethernet) expande efetivamente esse valor para 60W, o que é suficiente para alimentar um notebook sem muitas extravagâncias. Confiram o vídeo produzido pela própria Cisco.


Vantagem disso tudo? O simples fato de ter alimentação (energia elétrica) através do mesmo cabo utilizado para transmissão de dados! Está muito próximo o dia em que será comum nossos notebooks serem energizados através do próprio cabo de rede! Vocês hão de convir comigo que será um grande benefício!!! Como é desagradável correr atrás da fonte de força do notebook justo no momento em que você mais precisa enviar aquele e-mail, não é? ;-)

Atualmente a tecnologia UPOE somente está disponível na Plataforma Catalyst 4500E de switches da Cisco. Os interessados em conhecer melhor a tecnologia UPOE da Cisco podem obter mais informações no link: www.cisco.com/go/upoe (em inglês).

Abraço.

Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário